O que significa sonhar com velório?

Compartilhe o Significado dos Sonhos

É um velho clichê dizer que duas coisas são inevitáveis: morte e impostos. Algumas pessoas conseguem driblar os impostos diretos; outras conseguem até mesmo fugir de impostos indiretos com o contrabando. A morte, porém, parece ser mesmo impossível de driblar. Esse pesado tributo todos acabam tendo que pagar, mais cedo ou mais tarde, aos poucos ou de uma só vez, de forma previsível ou de surpresa, de maneira dolorosa ou quase indolor.

sonhar com velório

Infelizmente, a morte, inclusive de entes queridos, é uma experiência comum para os seres humanos. E todos humanos estão destinados a morrer um dia. Velórios são uma maneira de honrar a pessoa que morreu e permitir uma despedida final para aqueles que ficaram e se importavam com ela.

Levando em conta a presença constante da morte, seja como acontecimento, seja como ameaça em nossas vidas e nas vidas das pessoas que nos são próximas, não é de se espantar que seja razoavelmente comum sonhar com velórios, eventos obviamente ligados às ideias de morte, perda, finitude, saudade.

Exatamente devido à relação da ideia de velório com a de morte, muitas pessoas acabam se impressionando muito quando têm um sonho com este tipo de assunto e, previsivelmente, perguntam-se o que significa e se se trata de um mau agouro. A resposta curta é que não, não se trata obrigatoriamente de um mau agouro, porque há muitos tipos diferentes de sonhos envolvendo velórios, cada tipo com seu próprio significado e transmitindo mensagens diferentes do subconsciente sobre o presente e o futuro próximo.

É justamente para esclarecer as dúvidas dos interessados que os tipos mais comuns de sonho com velório (bem como seus significados) estão listados logo a seguir:

Sonhar que está em um velório

sonhar que está em um velório

Sonhar que está em um velório é um sonho bem comum, mas seu significado depende das circunstâncias específicas que apareciam no sonho que a pessoa teve. Como veremos com os tipos de sonho com velório que vão ser mencionados mais à frente, pode ser bom ou mau presságio dependendo da situação que o sonho retrata.

Sonhar com velório e caixão

Sonhar com velório e caixão costuma ser sinal de que a pessoa que sonhou está com medo de alguma coisa, sentindo-se insegura e incapaz de alcançar seus objetivos. É preciso ter calma para avaliar de maneira mais objetiva sua situação e suas dificuldades para traçar seus planos.

É possível também que a pessoa se sinta sem perspectivas em sua vida afetiva, que pode estar sendo marcada pela solidão, pelo fim de um relacionamento importante ou por outros que não engrenam emocionalmente. É bom não se deixar levar pela precipitação ou pela frustração com o que não está dando certo na vida afetiva. Com calma será possível avaliar melhor a situação e decidir o rumo a se tomar. Um grande amor pode surgir a qualquer momento. Não é hora de desistir.

Sonhar com velório de quem já morreu

sonhar com velório de pessoa que já morreu

Sonhar com velório de quem já se foi costuma ser sinal de que a pessoa que sonhou está com saudades da pessoa que viu no sonho. É normal, mas é preciso não deixar que a saudade obscureça as responsabilidades e prazeres da vida. Os vivos também merecem atenção e cuidados e, na verdade, precisam deles.

Sonhar com velório e o morto acorda

Digamos apenas que é raro quando, na vida real, um morto ou “morto” volta a si. Pode ter sido um milagre, pode ter sido simplesmente um engano de avaliação da situação de saúde dele. Como quer que seja, algo que parecia perdido para sempre é devolvido de maneira inesperada.

No mundo dos sonhos, é um bom presságio quando o morto acorda. Significa que os problemas difíceis que estão incomodando a pessoa serão resolvidos mesmo que possa demorar um pouco e exigir persistência e resistência. Costuma ser também um sinal de restauração da paz com familiares e amigos. As brigas e desentendimentos serão superados e darão lugar à tranquilidade doméstica.

Sonhar com velório de pessoa viva

Sonhar com velório de pessoa viva é um aviso do subconsciente de que a pessoa tem desejo de retomar um relacionamento afetivo (provavelmente romântico) que já se encerrou ou está desejando terminar um relacionamento no qual ela está envolvida no momento, mas que infelizmente não está dando certo.

Sonhar com o próprio velório

Compreensivelmente, sonhar com o próprio funeral pode ser uma experiência assustadora, até um pouquinho traumatizante. O significado desse sonho, porém, felizmente desafia as expectativas comuns: trata-se de bom agouro, entre os melhores. Esse sonho é sinal de que a pessoa entrará em uma fase feliz em muitas áreas de sua vida.

Sonhar com velório de bebê

A ideia de um bebê morrer é muito triste, mas, interessantemente, sonhar com velório de bebê é um bom sinal. Sonhar com velório de bebê significa que algo que vinha sendo uma causa de tormento para quem teve o sonho finalmente vai sumir, vai deixá-la em paz. Costuma preceder a resolução de problemas difíceis, chatos, etc.

Sonhar com velório de criança

Tantas esperanças e tantos sonhos são enterrados com uma criança que morre! Assim sendo, até faz sentido a interpretação que esse triste tipo de acontecimento em um sonho costuma receber.

Sonhar com velório de criança costuma ser sinal de que a pessoa que sonhou investiu tempo, dinheiro, esforço ou simplesmente esperanças em um projeto que, infelizmente, provavelmente acabará fracassando.

Sonhar com velório de parente

Sonhar com velório de ente querido nunca é agradável e esse tipo de sonho é um aviso do subconsciente. Sonhar com velório de amigos ou parentes ou conhecidos em geral costuma ser um aviso de que há gente falsa agindo próximo da pessoa que sonhou.

Sonhar com velório de pai, mãe ou ambos (no caso de a pessoa com quem se sonhou ainda estar viva) é um aviso de que a pessoa que sonhou precisa amadurecer mais, se emancipar, assumir mais a responsabilidade por sua vida.

Sonhar com o velório de uma pessoa desconhecida

Há duas possibilidades. Sonhar com um velório de uma pessoa que não foi possível ver é sinal de que, sem que a pessoa que sonhou saiba disso, alguém próximo dela precisa de auxílio. É bom se manter atento às reações, palavras, comportamentos das pessoas próximas. Algumas não verbalizam pedidos de ajuda, mas deixam transparecer essa necessidade em seu modo de agir.

Se a pessoa que sonhou conseguiu ver a pessoa morta e simplesmente não a conhece, o sonho é de bom agouro, pois significa que a pessoa que sonhou receberá, em breve, boas notícias. 

Sonhar com velório de um inimigo

Dizem que só o inimigo é verdadeiramente fiel: acompanha a pessoa até o velório. Sonhar com o velório de um inimigo costuma ser sinal de que a pessoa conseguirá vencer alguns problemas que a vinham incomodando e deixá-los, por assim dizer, mortos e enterrados no passado, que é o lugar deles.

Sonhar que recebe o convite para um velório

Infelizmente, sonhar que recebeu convite para um velório é considerado um sonho de mau agouro. Pode ser que alguma coisa negativa aconteça com um ente querido seu. Sugere-se que a pessoa esteja pronta a fornecer toda a ajuda e apoio possíveis caso essa previsão desafortunada se concretize, pois esse ente querido provavelmente precisará de suporte.