O que significa sonhar com flores?

Compartilhe o Significado dos Sonhos

As flores estão entre os mais apreciados presentes que a natureza nos dá. Suas formas, suas cores e seus perfumes são cantados em prosa e verso por prosadores e poetas há milênios. As flores são usadas nas artes, retórica, religião e rituais para simbolizar sentimentos, ideais e virtudes. Podem simbolizar a beleza e a fertilidade. Por outro lado, elas também podem representar aquilo que é passageiro, efêmero, frágil, bastante sensível a perigos e à passagem do tempo.

sonhar com flores

Com essa longa e cativante relação que há entre flores e humanidade, não é de se espantar que flores sejam presença comum nos sonhos. Por isso, muitas pessoas, provavelmente depois de um sonho com flor, perguntam-se o significado de sonhar com flor. O que significa sonhar com flor depende dos detalhes do sonho, pois cada tipo de sonho tem seu próprio significado.

Sonhar com buquê de flores

Buquês de flores podem ser usados como enfeites ou como presente para demonstrar estima, respeito, admiração, etc. Sonhar que recebe flores de presente (por exemplo, sonhar que recebe um buquê de flores) em um sonho é sinal de que a pessoa é alvo de admiração e respeito de alguém, provavelmente da parte que entrega o buquê no sonho, se for conhecida. 

Sonhar que entrega um buquê de flores a alguém é sinal de que a pessoa que sonhou admira e respeita alguém, provavelmente a pessoa a quem entregou as flores, se for pessoa conhecida dela.

Sonhar que colhe flores

sonhar que colhe flores

Sonhar que colhe flores é um aviso do subconsciente de que a pessoa está em uma boa fase sentimental e que um novo amor vai entrar na vida dela ou já entrou e está se desenvolvendo.

Sonhar com flores coloridas

Sonhar com flores coloridas é um sinal de que a vida de quem teve o sonho será marcada pelo exercício da compaixão e que ela terá sorte, não só no campo financeiro como também em outras áreas da vida.

Sonhar com flores crescendo

Sonhar com flores crescendo é sinal de que a pessoa que sonhou possui um grande potencial que ela hesita em revelar por medo. É hora de ter mais coragem e colocar esse potencial para funcionar.

Sonhar com jardim de flores

sonhar com jardim de flores

Jardins são ambientes bonitos que adornam as casas e permitem o contato com a natureza. Sonhar com jardim costuma ser um aviso do subconsciente para que a pessoa tenha mais pensamentos positivos e entenda que deve evitar as pessoas invejosas e maliciosas, além de se precaver contra a má-influência e ardis delas.

É também possível que o sonho com jardim de flores seja sinal de que a pessoa vá passar por um período de felicidade no amor.

Sonhar que presenteia alguém com flores

Como dito acima, sonhar que presenteia alguém com flores (em forma de buquê ou qualquer outra) é sinal de que a pessoa que sonhou sente admiração e respeito por alguém, que pode ser a pessoa a quem entregou as flores no sonho, caso a conheça.

Sonhar com floricultura

O sonho com floricultura geralmente, está ligado à vida afetiva da pessoa. Costuma anteceder uma etapa da vida de quem sonhou favorável a relacionamentos e ao desenvolvimento do amor. A paixão provavelmente marcará seu futuro próximo.

Sonhar que cultiva flores

Sonhar com plantar flores é sinal de que a pessoa que teve esse sonho obterá sucesso e reconhecimento com seu trabalho. Ela colherá os resultados das boas sementes que plantou, mesmo que demore um pouco. Como diz, por exemplo, a Bíblia, há um tempo de plantar e um tempo de colher. Paciência e persistência são essenciais.

Sonhar com flor de cerejeira

Nos sonhos, a cerejeira, inclusive suas flores, costumam representar a chegada de uma etapa da vida em que as situações e os objetivos das pessoas estão razoavelmente alinhados. É uma época especialmente favorável à paz nos relacionamentos afetivos, românticos ou não.

Sonhar com vaso de flores

Sonhar com vaso ou sonhar com jarro de flores costuma ser sinal de que a pessoa entrará em uma etapa mais tranquila da vida, em que conseguirá atingir com maior frequência seus objetivos.

Sonhar com flores artificiais

Flores artificiais são substitutas para as flores naturais e até mais duráveis. Embora não sejam tão formosas, perfumadas, etc. quanto às flores verdadeiras, elas cumprem seu papel de adornos com dignidade. Infelizmente, porém, sonhar com flores artificiais é mau sinal, talvez por lhes faltar vida, vivacidade. 

Sonho com flores artificiais costuma significar que a pessoa que sonhou encontra-se em uma situação emocional difícil, talvez por causa de pressões dos que a cercam, talvez em razão da inveja e da malícia alheias, ou por ressentimentos que a própria pessoa esteja nutrindo.

É hora de analisar a situação de maneira ponderada, examinar bem seus arredores e também examinar sincera e maduramente seus sentimentos, para banir o que há de inútil ou nocivo em sua alma.

Sonhar com flores mortas

Sonhar com flor morta (ou sonhar com flores murchas ou sonhar com flores feias ou sonhar com flores maltratadas), infelizmente, costuma anteceder contratempos, desgostos, decepções. Esse sonho pode estar relacionado ao fim próximo de um relacionamento amoroso. Talvez, dando-se conta do risco, seja possível evitar que isso ocorra. Talvez não seja e só dê para se preparar para aguentar o choque. Bola para frente, como se diz. A vida continua e poderá ser muito feliz.

Sonhar com flores brancas

O caso de sonhar com flor branca é bastante interessante. A cor branca costuma evocar ideias de paz, pureza, tranquilidade. Mas há culturas em que essa cor simboliza o luto e a perda. Infelizmente, o sonho com flor branca costuma ser um aviso do subconsciente de que a pessoa poderá vir a enfrentar muitas decepções e tristezas, provavelmente por causa de decisões erradas do passado ou hábitos/vícios ruins.

É hora de analisar as circunstâncias, repensar atitudes e traçar novas estratégias, para evitar problemas ou pelo menos diminuir o impacto deles.        

Sonhar com flores azuis

O significado de sonhar com flor azul depende bastante da tonalidade do azul das flores presentes no sonho. Sonhar com flores azuis de um tom escuro significa que a pessoa intimamente se arrepende de decisões que tomou no passado. Uma tonalidade mais clara indica que, no futuro próximo, a pessoa experimentará um período de tranquilidade.

Sonhar com flores vermelhas

Sonhar com flor vermelha pode ter dois significados básicos (e um não exclui necessariamente o outro, as situações que representam podem conviver).

Sonho com flor vermelha pode representar a existência (ou a chegada em um futuro razoavelmente próximo) de uma paixão na vida da pessoa. Pode também representar sentimentos negativos, tais como ciúmes, inveja, raiva, que a pessoa guarda dentro de si. Pode ser uma boa hora para avaliar os próprios sentimentos e deixar de lado as amarguras do passado, antes que elas envenenem o presente. 

Sonhar com flores amarelas

A cor amarela não tem a melhor das reputações. Fala-se em “sorriso amarelo”. Há culturas que associam a cor amarela à covardia (nós mesmos temos o verbo “amarelar”), Carlos Drummond de Andrade em um famoso poema mencionou “flores amarelas e medrosas”. Apesar dessa carga cultural desagradável, sonhar com flor amarela é, na verdade, um bom presságio. É sinal de que a pessoa terá sucesso no que se refere a amizades e que coisas boas acontecerão com ela. Costuma preceder um período tranquilo e alegre de vida da pessoa.